Construindo a habilidade de falar em público: por que fazer um treinamento em oratória?

Olá, querido Speaker! Tudo bem?

Você acredita que a oratória é um dom? Muitas pessoas ainda se prendem a essa ideia, até mesmo como uma desculpa para não encarar seus próprios medos e debilidades.

Mas a oratória é uma habilidade, é uma competência. Como tais, é desenvolvida e aprimorada para que possa ser aplicada em diversas situações, como apresentações em público, entrevistas, reuniões e outros contextos de exposição de fala.

Os treinamentos em oratória estão direcionados para que as pessoas possam desenvolver essa habilidade, considerada, hoje, como uma das “competências do futuro” ou, em outras palavras, como requisitos para ascender profissionalmente.

Neste artigo, você pode entender melhor como são os treinamentos em oratória e como eles podem impactar positivamente a forma como você expressa suas ideias e defende os seus argumentos! Confira!

O que são os treinamentos em oratória?

Treinamentos ou cursos de oratória estão direcionados para desenvolver e aprimorar habilidades ligadas à comunicação. Neles, são trabalhados todos os elementos principais da oratória, sejam eles verbais e não verbais.

Por elementos verbais, entendemos tudo o que tem a ver com o conteúdo de uma fala. Aqui, entram a capacidade de organizar o raciocínio, de criar um roteiro para uma exposição oral, de dominar técnicas como o mapa mental para evitar lapsos de memória e, ainda, estratégias para reter a atenção da plateia.

Já no que tange aos aspectos não-verbais, o foco está na performance do comunicador: como ele expressa suas emoções, se os seus gestos estão ou não em sintonia com a fala, se o contato visual com o público existe e, ainda, habilidades como o uso da voz.

Ou seja, nos treinamentos em oratória, é aprimorado todo o conjunto que faz de alguém um bom comunicador. Conjunto esse que, depois de naturalizado, será aplicado em todos os tipos de situações de fala, sejam elas no âmbito profissional ou pessoal.

Por que fazer um curso de oratória?

O acesso a informações confiáveis e personalizadas é um dos grandes motivos pelos quais um curso de oratória é mais eficaz do que estudos individualizados (seja lendo um livro ou vendo vídeos na internet por conta própria).

As muitas informações divulgadas na web nem sempre são confiáveis e, mais que isso, podem não se aplicar a todos os contextos satisfatoriamente. Por exemplo: se quem quer aprimorar suas habilidades de oratória é um vendedor, será necessário levar esse contexto em consideração e direcionar o treinamento para a habilidade de persuasão. Caso seja um CEO de uma empresa, habilidades como liberar-se de tecnicismos e dar bons feedbacks estarão no foco do treinamento.

Além disso, o contato direto com um profissional de comunicação otimiza o processo de aprendizado e torna o caminho muito melhor e mais eficiente, não é?

Melhorar o currículo é outra razão pela qual um treinamento de oratória impacta positivamente a imagem de um profissional. A habilidade de se comunicar bem é considerada como uma soft skill, competências muito mais ligadas à inteligência emocional do que ao conhecimento técnico.

Ainda assim, contar com um treinamento em oratória no currículo é um indicativo de que o profissional está antenado às exigências do mercado e que procura se adaptar a elas, aprimorando o seu currículo constantemente.

Sabendo que, ainda hoje, a seleção de currículos é a fase de triagem para a escolha de profissionais que irão ou não para entrevistas presenciais, ter, no currículo, o certificado de um bom curso de oratória é um dos meios para se diferenciar entre os demais candidatos, complementando, com essa soft skill, as exigências feitas especificamente para a área e o cargo em questão.

Como funciona um treinamento em oratória?

Para que suas expectativas sejam atendidas, é indispensável que o treinamento em oratória seja feito com profissionais capacitados, que se atualizam constantemente e que entendem a comunicação como algo que se transforma e se adapta todo o tempo. Dito isso, vou falar sobre o treinamento em oratória aqui na The Speaker para que você possa compreender melhor como acontece esse processo.

Os treinamentos em oratória podem acontecer em grupos de até dez pessoas (as miniturmas) ou de modo individualizado. Para empresas, há o workshop in company, direcionado para as demandas dessa organização especificamente.

Nos treinamentos em oratória, tanto individuais como em grupos, trabalhamos a prática e a teoria de forma conjunta. Afinal, é importante entender o que é a oratória e quais são suas principais técnicas para poder aplicá-las corretamente, não é?

No treinamento em oratória, você poderá trabalhar aspectos individuais que demandam maior atenção. Um exemplo: alguém que tem muitos vícios de linguagem precisará destinar um tempo do treinamento para conseguir se liberar deles e, assim, ter uma fala muito mais clara e mais profissional. Aqueles que precisam falar em outros idiomas também poderão se informar sobre esse contexto específico.

Outro item que merece a nossa atenção é o quanto um treinamento em oratória ajuda a perder o medo de falar em público. Quem sente medo de encarar um público provavelmente não recebeu as orientações e o treinamento necessários para fazer isso e, por essa razão, deve ter acumulado uma série de experiências negativas, associando “falar em público” a algo ruim.

Nos treinamentos, além de aumentar a autoconfiança, ao trabalhar técnicas para melhores performances no palco, esse padrão negativo é rompido e o profissional passa a associar situações de fala a algo mais positivo, diminuindo consideravelmente níveis de estresse e ansiedade nesses contextos específicos.

 

Faça uma rápida busca na web e veja como os treinamentos em oratória já são vistos como requisitos para profissionais de diversas áreas! Para saber mais sobre os nossos cursos, entre em contato com a gente ou, se preferir, veja alguns depoimentos de quem já fez o treinamento aqui na The Speaker.

Não subestime o poder da comunicação! Expressar ideias e conversar com todos os perfis de ouvintes é indispensável!

5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *