Cursos essenciais para o currículo de qualquer CEO

Um dos cargos mais desejados no mundo corporativo é o de Chief Executive Officer, ou simplesmente CEO –  sigla pela qual o cargo é mais conhecido.

O cargo de CEO é o mais elevado da empresa, e as suas atividades e atribuições variam conforme a estrutura de cada organização. Mas uma coisa é inegável: esse é um cargo de muita responsabilidade.

De maneira geral, as funções que um CEO deve exercer estão relacionadas com o desenvolvimento e bom andamento de uma empresa, e, por necessitar de uma visão geral, existem habilidades.

Além disso, existem alguns cursos que são essenciais para o currículo de qualquer CEO. Quer saber quais são eles? Continue lendo o artigo.

Quais são as habilidades que um CEO deve ter?

Como já foi apresentado, o cargo de CEO – ou diretor executivo – demanda muitas competências e habilidades para que o papel seja desempenhado de uma forma adequada, já que é uma função de extremo impacto em uma empresa.

Existem algumas habilidades pontuais que fazem com que um líder esteja mais próximo de dar passos maiores em direção a um cargo desse nível. Assim, as principais delas são senso de urgência e atuação rápida, capacidade de bons e estratégicos relacionamentos, proatividade, confiabilidade e capacidade de comunicação clara e persuasiva.

Além desses pontos, também é fundamental que pessoas aptas ao cargo de CEO sejam excelentes líderes, tenham capacidade de solucionar problemas, consigam agir sob pressão e sejam resilientes.

Quais os cursos essenciais no currículo de um CEO?

Acima foram apresentadas as características comportamentais fundamentais que um CEO deve ter. Porém, as habilidades técnicas que constam no currículo através de treinamentos e cursos também são muito importantes para o destaque de um líder, podendo funcionar como um diferencial para que ele possa atingir esse cargo tão desejado.

Os cursos necessários para que um CEO tenha uma carreira de sucesso devem ser bastante diversificados, pois, como já foi citado, é fundamental que um diretor nesse nível tenha amplo conhecimento sobre outros setores e saiba se posicionar e resolver situações nas mais variadas áreas.

Dentre as diversas capacitações importantes, 5 podem ser consideradas como indispensáveis no currículo de um CEO, sendo eles cursos em: Gestão de Pessoas; Gestão de Projetos; Economia e Finanças; Marketing e Vendas.

É possível perceber que analisando esse combo de treinamentos essenciais, a maior parte das áreas das empresas são cobertas. Isso dá autonomia ao CEO para ajudar nas tomadas de decisão em todas elas, já que esse é o grande ponto-chave desse cargo.

A seguir serão apresentados maiores detalhes sobre cada um dos treinamentos citados para que, assim, a importância deles na trilha de carreira e no currículo de um CEO seja compreendida.

1.    Curso de gestão de pessoas

Saber lidar e comunicar com as pessoas é uma característica chave de um CEO de sucesso e por isso um curso de gestão de pessoas é essencial para quem deseja chegar neste cargo.

Um profissional de qualidade precisa saber lidar e desenvolver todos os colaboradores que estão abaixo dele, tanto para realizar uma retenção, quanto para deixar os funcionários cada vez mais capacitados para realizar suas atividades e gerar sucesso para a empresa.

Além disso, um bom gestor também deve ter a habilidade de escolher boas pessoas para fazer parte de sua equipe. Então, a seleção de pessoas é algo muito interessante de ser aprendido em um curso de gestão de pessoas.

Outro grande aprendizado que o curso pode proporcionar é a habilidade de comunicação e persuasão com as pessoas. Um líder deve saber transmitir suas ideias e se comunicar da forma mais simples e compreensível possível, evitando assim mal entendidos e retrabalhos.

Assim sendo, um curso de gestão de pessoas é essencial para que um CEO tenha em seu currículo.

2.    Curso de gestão de projetos

O CEO é um profissional que tem responsabilidades muito amplas e que vão além de somente lidar com o seu time de colaboradores pessoalmente. Normalmente nesse cargo existe uma demanda de gerenciamento de atividades e projetos.

Para isso, é fundamental que o gestor saiba cuidar de um projeto, desde seu planejamento, pensando na delegação de funções, até o monitoramento de sua execução e também da verificação do resultado final.

Um curso de gestão de projetos é extremamente importante para o desenvolvimento dessas habilidades, além de fazer com que o gestor saiba administrar da melhor forma os recursos humanos, materiais e financeiros da organização.

3.    Curso de economia e finanças

É inegável que as finanças de uma empresa são parte vitalícia da mesma e, por isso, um CEO, com todas as suas atribuições, deve saber manejar bem esse assunto.

Além disso, é fundamental que um gestor entenda os princípios e o funcionamento da economia para que dessa forma saiba tomar boas decisões no que diz respeito aos caminhos que a empresa deve seguir.

Um curso de economia e finanças normalmente aborda temas como o impacto que a economia nacional e internacional tem nos negócios. Também agrega em assuntos relacionados a estratégias de captação e de manutenção de recursos financeiros, apontando investimentos que são positivos e que oferecem um bom retorno.

Por isso, esse tipo de capacitação é indispensável para os grandes líderes.

4.    Curso de liderança

Um curso de liderança capacita uma pessoa tecnicamente e também em seus comportamentos. As principais habilidades desenvolvidas nesse tipo de formação são visão estratégica, competências em relacionamentos interpessoais, criatividade e outros tópicos importantes para a vivência corporativa.

5.    Curso de marketing e vendas

Por último, mas não menos importante, um gestor precisa ter uma boa base no conhecimento de marketing e vendas, já que esse é um impulsionador de todo negócio.

Ele fecha o grupo dos cursos essenciais para o currículo de um CEO, pois com essas capacitações, com certeza a gestão da companhia pode ser feita de forma completa.

Com a habilidade de vendas e boas estratégias de marketing é possível que o planejamento de uma empresa seja realizado de forma eficiente, o que consequentemente aumenta a competitividade da companhia perante os seus concorrentes.

Dominar a oratória para aumentar a capacidade de venda é algo que agrega muito para os profissionais de uma empresa e, por isso, esse é um treinamento tão importante e que merece atenção para profissionais que desejam uma carreira de sucesso e um currículo impecável para ser um CEO!