Como evitar distorções na apresentação de suas ideias

É muito comum que em apresentações, conferências ou reuniões na hora de apresentar uma ideia possa ocorrer que o ouvinte tenha uma distorção da ideia apresentada, devido a alguns fatores, gerando assim um ruído na comunicação.

E essas distorções podem acabar interferindo no entendimento e na clareza da mensagem que deseja ser comunicada. Dessa forma é fundamental estar preparado para expor as ideias de forma clara, evitando assim qualquer ruído.

Para saber quais atitudes se deve ter para evitar distorções na apresentação de suas ideias, continue a leitura deste artigo. Boa leitura!

Qual a importância de evitar as distorções na apresentação de suas ideias?

Uma comunicação clara e eficaz é essencial em qualquer ambiente para que se consiga alcançar o objetivo desejado.

Dessa forma, ao realizar a prevenção dessas distorções, além de promover um bom desempenho, quando a apresentação é feita de forma eficiente é possível conseguir um relacionamento mais próximo com ou ouvintes, obtendo uma comunicação mais efetiva.

Como evitar distorções na apresentação de suas ideias

Para que o indivíduo consiga transmitir sua ideia com clareza e obter a compreensão do seu público é importante ter algumas atitudes que podem auxiliar. Confira quais são.

Estude a sua ideia

Dominar o assunto é fundamental para garantir mais segurança e credibilidade na hora de falar. Dessa forma você estará preparado para possíveis indagações que possam surgir.

Tenha um objetivo

É necessário que antes de compartilhar ou expor qualquer ideia, se avalie o que se deseja alcançar, bem como benefícios e planos de ações que possam colocar a ideia em prática.

Isso irá proporcionar que o público preste atenção em seus discursos, evitando assim uma distorção da sua ideia.

Prepare o local

O ambiente é um fator fundamental quando se fala em apresentação, pois ele deve ser adequado para o evento, além de evitar que os ouvintes e palestrantes tenham qualquer incômodo.

É mais que necessário se atentar a quantidade de cadeiras, temperatura do local, com atenção também à luz e ao som. Esses fatores podem propiciar que o seu público mantenha uma atenção na apresentação sem ter distrações.

Conheça seu público

Estudar e conhecer o seu público poderá, através de estudo, avaliar qual a melhor forma de se comunicar de acordo com as características básicas que correspondam às pessoas com que você quer se comunicar.

Sendo assim, com um conhecimento sobre para quem você irá falar, é importante deixar a sua comunicação clara e compreensível para seu público.

Seja carismático

Respeite a plateia independente de quem seja ouvinte da sua apresentação, busque essa conexão. Estar aberto a essa comunicação propicia um melhor entendimento das ideias pelas pessoas, evitando assim as distorções.

Um palestrante que tem carisma consegue conduzir sua apresentação de forma eficiente, além de fazer com que seu público lembre das informações passadas durante o percurso.

Tenha clareza da sua ideia

Para conseguir transmitir a sua ideia de forma eficiente, é necessário que antes de tudo ela esteja clara para você. Isso proporcionará mais segurança, além de poder despertar o interesse de seu ouvinte.

Sendo assim é importante verificar a eficiência da ideia, qual seria sua contribuição e benefícios. Responder este questionamentos é fundamental para que você tenha uma comunicação muito mais assertiva com seu público, evitando assim possíveis distorções.

Fundamente sua ideia

É importante que a ideia traga benefícios para quem ouve, portanto, utilizar informações irá proporcionar solidez e mais valor à sua área.

A utilização desses dados irá oferecer credibilidade para a ideia, permitindo até que o ouvinte seja convencido por ela.

Dessa forma persuasiva, busque informações, dados, verifique se a ideia já foi aplicada em outro lugar. Assim você conseguirá obter o resultado desejado com a sua apresentação.

Apresentar uma ideia com fontes e referências irá agregar valor, e possíveis formas de colocar a ideia em prática e obter o sucesso, enriquecendo o conteúdo.

Interaja com o seu público

Realizar a interação com seus ouvintes promove uma maior conexão com o assunto, reduzindo as distrações e facilitando a compreensão do tema. Você pode fazer perguntas para o público, esclarecendo dúvidas pertinentes ao tema.

Utilize a criatividade

Para encantar e convencer o ouvinte da sua ideia é necessário utilizar a criatividade para prender sua atenção no discurso.

Sendo assim, o apresentador que desejar ter resultados pode utilizar a criatividade em seu discurso, trazendo mais dinâmica ao discurso, inovando e retendo a atenção.

De acordo com o resultado das pesquisas realizadas por Ronald A. Berk, usar melodias durante a apresentação proporciona uma maior atenção por parte do público, além direcionar o conteúdo absorvido para a memória de longo prazo.

Tenha uma linguagem clara

Comunicar de forma clara permite que o seu discurso seja ouvido e compreendido de forma completa.

Dessa forma é importante utilizar uma comunicação acessível e de fácil entendimento para seu público alvo. Ter uma comunicação concisa e clara facilita uma melhor compreensão do que está sendo dito.

Cada público possui particularidades, dessa forma busque ter uma comunicação direcionada para o grupo em questão. Isso facilitará a compreensão e assimilação do conteúdo abordado.

Ter uma comunicação clara e eficiente requer a aplicação de hábitos ou técnicas que proporcionam ao ouvinte uma maior compreensão.

Sendo assim, estude a ideia, proponha uma apresentação dinâmica, mantenha sempre uma postura e tom de voz adequados, e finalize a apresentação de forma eficiente para evitar distorções na apresentação de suas ideias.

Vale ressaltar a importância de falar pausadamente, lembrando sempre de respirar. Dessa forma você obterá a voz adequada para realizar a exposição da sua ideia com mais clareza.