Oi, Speaker!
Um dos grandes desafios dos empreendedores é, sem dúvida, apresentar o PITCH. Se você já passou por isso ou se está se preparando para uma situação similar, sabe o quanto esse momento é importante para tirar um negócio da gaveta ou aprimorar uma iniciativa que já existe. O case que eu vou compartilhar com vocês hoje tem tudo a ver com esse assunto!
O Banco BNDES tem um projeto chamado BNDES Garagem, cujo propósito principal é apoiar de forma material e imaterial as startups no Brasil. O que isso quer dizer? Significa que, além dos investimentos financeiros, o BNDES Garagem dá um suporte para que novos empreendedores desenvolvam melhor suas ideias, como, por exemplo, dando um apoio na capacidade de articulação com clientes e potenciais investidores.
O DemoDay é um evento no qual empreendedores apresentam seus PITCH para potenciais investidores e 47 novos empreendedores do BNDES Garagem participaram de um processo para se apresentar nesse grande evento. O nosso workshop foi justamente com esses 47 empreendedores! Quer saber mais? Siga a leitura!
Como foi o workshop?
Na primeira parte do treinamento, como eu disse, participaram 47 empreendedores do BNDES Garagem. O grande desafio desses empreendedores era o de serem selecionados para se apresentar no DemoDay, realizando um PITCH de três minutos para potenciais investidores que estariam presentes nesse evento.
O nosso desafio, por sua vez, era auxiliar esses 47 profissionais a pensar em como utilizar os três minutos de PITCH da melhor maneira possível. Afinal, teriam que resumir muito o conteúdo e, mais que isso, lograr a expressividade que o momento pede. Imagine, Speaker: esses empreendedores teriam três minutos para abordar e defender o trabalho de toda uma vida!
Desses 47 profissionais, dez foram selecionados para se apresentar no DemoDay. Com esses finalistas, tivemos a segunda parte do treinamento. Já nessa segunda etapa, demos feedbacks individuais sobre cada apresentação, lapidando certos aspectos para que o resultado final fosse o melhor possível e tivesse os níveis de exigência correspondentes ao DemoDay.
Durante as oito horas de treinamento, trabalhamos alguns aspectos essenciais para fazer um bom PITCH, como, por exemplo:
– A organização de raciocínio: apresentar o conteúdo de uma forma interessante em um período de tempo tão curto;
– Dominar a linguagem não-verbal para potencializar a sua fala, com destaque para a expressão vocal e corporal.
Quais foram os resultados do workshop?
O vencedor do DemoDay foi um dos que fizeram o treinamento com a gente! Esse empreendedor entrou em contato com a nossa equipe após o resultado do evento e nos disse que o workshop com a The Speaker foi fundamental para o seu PITCH, o que nos enche de orgulho e satisfação.
O treinamento com o pessoal do BNDES Garagem foi intenso e muito produtivo. Tivemos um bom retorno dos participantes e enriquecemos o nosso próprio aprendizado com mais essa experiência!
Saber fazer um bom PITCH é uma das habilidades mais requisitadas hoje em dia, especialmente para quem empreende ou quer empreender. Se você quer impulsionar a forma como se comunica em um PITCH ou outras situações de exposição de fala, faça como o BNDES Garagem e entre em contato com a nossa equipe!